EU FAÇO, EU REALIZO!
Atitude é uma das
características que mais admiro no ser humano.
No âmbito das Organizações,
é uma das qualidades mais procuradas e valorizadas em qualquer tipo de profissional,
independente de qual função/cargo, ou nível de hierarquia ele venha a exercer.
Não adianta ter um
excelente currículo, se capacitar e não mudar (ou só manter) certos hábitos. Certa
vez, li que é a atitude é mais importante que a competência, pois não adianta
ter habilidades e/ou conhecimentos e não ser proativo; ou simplesmente não
saber como utilizá-los, na prática, e ao seu favor e ao da empresa, como um
todo.
O Mercado de Trabalho
carece de profissionais que não esperem simplesmente que alguém lhes diga o quê
e como fazer. Sou do tipo que concorda com a máxima “é preferível tentar e
errar, a nunca ter tentado”. Infelizmente, muitos profissionais preferem viver
na zona de conforto, realizar tarefas rotineiras e cíclicas, a ter que tomar
iniciativas.
Não faço apologia a
certas atitudes como pretexto para “tomar o espaço dos outros” ou fazer “esmola
com chapéu alheio”. O respeito profissional deve imperar sempre.
Cuidado também para não
dar “um passo maior que a perna”, pois ai realmente pode residir o perigo. Mantenha
o bom senso. O ideal é se certificar do tipo de cultura empresarial, seus valores,
o perfil da empresa, e seu nível de flexibilização, o que só será possível a
medida que você vier a desempenhar as suas atividades e conviver e/ou interagir
com o ambiente (colegas, chefes, etc).
Sucessos!
Agnes Luna
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