sábado, 15 de junho de 2013

O Papel da Liderança na Resolução dos Conflitos






 

Nada mais complexo e desafiador, algumas vezes  até estressante e desestimulador, que lidar com situações de conflitos no ambiente de trabalho.

Tais conflitos ocorrem quando dois ou mais “mundos diferentes” atritam em relação a pontos de vistas diversos sobre um determinado assunto; e, por mais que tenhamos que oportunizar as situações, retirando o máximo de aproveitamento para nosso aperfeiçoamento pessoal e/ou profissional, seja tirando grandes experiências delas, ou construindo bases para o crescimento do grupo, sabe-se que nem sempre é tão fácil assim.

São muitas as expectativas que criamos em torno de nós mesmos e dos outros, sejam conflitos por diferentes opiniões, condições de trabalho não adequadas, atitudes discriminatórias e falhas na comunicação, ou por conta de comportamentos não condizentes com a ética e valores da organização.

Trabalhar com a confiança, unir a equipe em torno de um objetivo comum, melhorar o diálogo, para que ele seja espontâneo, criar aberturas para que todos possam se expressar e criar um clima favorável para que a comunicação flua sem entraves ou interpretações equivocadas, fortalecer os laços, trabalhar com a motivação dos funcionários, afora todo o gasto de energia necessário com treinamentos e desenvolvimento de pessoal são desafios para a liderança.

Além do clima organizacional, podemos perceber a diminuição da produtividade como um dos elementos denunciadores da existência de  conflitos, pois refletem e afetam diretamente (e de forma prática) nos resultados dos trabalhos; daí a importância da sensibilidade do líder frente  às mudanças de comportamento e de atitudes, bem como ao clima no ambiente de trabalho.

Cabe ao líder também manter-se imparcial, no sentido de buscar a justiça, investigando as causas e cuidando para que os demais integrantes da equipe não venham a ser afetados e a situação venha a ganhar maiores proporções.  

Apesar de todo o desgaste, inclusive emocional, que a situação venha a causar, é preciso dispender tempo para averiguar fatos, identificar os envolvidos, suas causas e possíveis consequências; agir com calma, ser construtivo, demonstrando-se sincero em ajudar, pois empatia é um elemento chave para a situação; afinal, como se dispor a ser agente de mudanças e solução sem colocar-se no lugar do outro?

Agnes Luna


 

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