Nada mais complexo e desafiador, algumas vezes até estressante e desestimulador, que lidar com situações de conflitos no ambiente de
trabalho.
Tais conflitos ocorrem quando dois ou
mais “mundos diferentes” atritam em relação a pontos de vistas diversos sobre
um determinado assunto; e, por mais que tenhamos que oportunizar as situações,
retirando o máximo de aproveitamento para nosso aperfeiçoamento pessoal e/ou
profissional, seja tirando grandes experiências delas, ou construindo bases
para o crescimento do grupo, sabe-se que nem sempre é tão fácil assim.
São muitas as expectativas que
criamos em torno de nós mesmos e dos outros, sejam conflitos por diferentes
opiniões, condições de trabalho não adequadas, atitudes discriminatórias e
falhas na comunicação, ou por conta de comportamentos não condizentes com a
ética e valores da organização.
Trabalhar com a confiança, unir a
equipe em torno de um objetivo comum, melhorar o diálogo, para que ele seja
espontâneo, criar aberturas para que todos possam se expressar e criar um clima
favorável para que a comunicação flua sem entraves ou interpretações
equivocadas, fortalecer os laços, trabalhar com a motivação dos funcionários,
afora todo o gasto de energia necessário com treinamentos e desenvolvimento de
pessoal são desafios para a liderança.
Além do clima organizacional, podemos
perceber a diminuição da produtividade como um dos elementos denunciadores da existência de conflitos, pois refletem e afetam diretamente (e de forma
prática) nos resultados dos trabalhos; daí a importância da sensibilidade do
líder frente às mudanças de comportamento e de atitudes, bem como ao
clima no ambiente de trabalho.
Cabe ao líder também manter-se
imparcial, no sentido de buscar a justiça, investigando as causas e cuidando
para que os demais integrantes da equipe não venham a ser afetados e a situação
venha a ganhar maiores proporções.
Apesar de todo o desgaste, inclusive
emocional, que a situação venha a causar, é preciso dispender tempo para
averiguar fatos, identificar os envolvidos, suas causas e possíveis
consequências; agir com calma, ser construtivo, demonstrando-se sincero em
ajudar, pois empatia é um elemento chave para a situação; afinal, como se
dispor a ser agente de mudanças e solução sem colocar-se no lugar do outro?
Agnes Luna
Agnes Luna
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