Administrar
uma empresa é tarefa complexa e não se restringe apenas a utilização de
“técnicas” ou exercício de “atividades rotineiras”, pois é preciso cada vez
mais habilidades para lidar com o fator humano (complexo e diverso).
Muito
se tem falado sobre o Comportamento Organizacional, que por definição simplista
pode ser entendido como o campo de estudo acerca da compreensão do
comportamento individual ou dos grupos no ambiente de trabalho.
Cada
pessoa carrega consigo valores, culturas, crenças, cada qual com sua
personalidade (uns mais fáceis que outros) e muitas vezes cabem aos líderes
(sejam gerentes ou supervisores) o papel de identificar os pontos fortes,
fracos e a melhorar, trabalhando da melhor maneira possível com a diversidade
de potencial que possui e a favor dos resultados, sejam eles individuais ou
coletivos.
Todo
administrador precisa ter equilíbrio e controle emocional para atuar junto às
pessoas, do contrário, teremos um clima de tensão e desgastes constantes, que acabarão
por repercutir no Clima Organizacional e prejudicar no desempenho das
atividades, a exemplo da queda da produtividade.
No
tratamento com os seus colegas de trabalho (ou de seus colaboradores) nunca
deixe de utilizar as regras de convivência abaixo, independente do cargo que
venha a ocupar/desempenhar:
§ Dê atenção, escute as pessoas com
atenção e interesse real;
§ Demonstre que se preocupa. Mostre-se
realmente disposto a resolver o seu problema, colocando-se no seu lugar;
§ Deixe a pessoa desabafar, nunca a
interrompa, ou tente vencê-la com palavras;
§ Conserve a calma; Não responda na
mesma moeda;
§ Não eleve seu tom de voz. Controle
seu temperamento;
§ Atue com profissionalismo;
§ Lembre-se, gentileza gera gentileza.
São pequenos gestos ou ações que devem extrapolar as paredes
da empresa, pois só nos ajudarão a sermos pessoas melhores e farão com que
sejamos admirados, não apenas profissionalmente, mas como seres humanos.
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