domingo, 7 de julho de 2013

Gentileza gera Gentileza!




Administrar uma empresa é tarefa complexa e não se restringe apenas a utilização de “técnicas” ou exercício de “atividades rotineiras”, pois é preciso cada vez mais habilidades para lidar com o fator humano (complexo e diverso).

Muito se tem falado sobre o Comportamento Organizacional, que por definição simplista pode ser entendido como o campo de estudo acerca da compreensão do comportamento individual ou dos grupos no ambiente de trabalho.

Cada pessoa carrega consigo valores, culturas, crenças, cada qual com sua personalidade (uns mais fáceis que outros) e muitas vezes cabem aos líderes (sejam gerentes ou supervisores) o papel de identificar os pontos fortes, fracos e a melhorar, trabalhando da melhor maneira possível com a diversidade de potencial que possui e a favor dos resultados, sejam eles individuais ou coletivos.

Todo administrador precisa ter equilíbrio e controle emocional para atuar junto às pessoas, do contrário, teremos um clima de tensão e desgastes constantes, que acabarão por repercutir no Clima Organizacional e prejudicar no desempenho das atividades, a exemplo da queda da produtividade.

No tratamento com os seus colegas de trabalho (ou de seus colaboradores) nunca deixe de utilizar as regras de convivência abaixo, independente do cargo que venha a ocupar/desempenhar:

 

§  Dê atenção, escute as pessoas com atenção e interesse real;

§  Demonstre que se preocupa. Mostre-se realmente disposto a resolver o seu problema, colocando-se no seu lugar;

§   Deixe a pessoa desabafar, nunca a interrompa, ou tente vencê-la com palavras;

§  Conserve a calma; Não responda na mesma moeda;

§  Não eleve seu tom de voz. Controle seu temperamento;

§  Atue com profissionalismo;

§  Lembre-se, gentileza gera gentileza.

 

São pequenos gestos ou ações que devem extrapolar as paredes da empresa, pois só nos ajudarão a sermos pessoas melhores e farão com que sejamos admirados, não apenas profissionalmente, mas como seres  humanos.

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