domingo, 26 de maio de 2013

O que é "Certo ou Errado" no Ambiente de Trabalho?




 








Comunicação


 

Evite

 

§  Gírias. Elas não são apropriadas.

§  Escrever e-mails em CAIXA ALTA (você dará a entender que está gritando).

§  Nada de utilizar emails corporativos para uso pessoal, assim evitará mensagens indesejadas na sua caixa profissional.

§  Correntes, simpatias, piadas ficam proibidas de ser repassadas para endereços profissionais, a menos que a pessoa peça.

§  Deixar de responder correspondências é falta de educação. O retorno deve ser dado em, no máximo, 48 horas.

 

Pode e Deve

 

§  Tenha sempre um dicionário e um manual de língua portuguesa. O que você escreve e como escreve é muito importante.

§  Abra uma conta de email pessoal e outra para assuntos da empresa.

 

Vestimenta


Evite

 

§  Se for para uma entrevista de emprego, a primeira impressão é a que fica, já diz o ditado, nada de roupas justas, decotadas, minissaias, vestidos curtos, transparências (a não ser que tenha forro, utilize o bom gosto a seu favor).

§  Cuidados com maquiagens carregadas demais. Use uma base para esconder as manchas, um batom que destaque suavemente a cor de seus lábios, um blush apenas para dar ar natural e saudável às bochechas, um rímel e um lápis e uma sombra suave.

§  Para os homens, roupas sociais (nada de jeans!), ou camisetas. Tudo dependerá do local, mas não se esqueça do bom senso.

 

Pode e Deve

 

§  “Você nunca terá uma segunda chance de causar uma primeira boa impressão”. Grandes companhias são mais rigorosas, se você também visita clientes com frequência, capriche no visual.

§  Perfumes podem ser usados, mas cuidado com os fortes demais.

 

 

Seu Trabalho Não é Sua Casa

 

Evite

 

§  Utilizar impressora, telefone, fax, copiadora – para seu uso pessoal.

 

Pode e Deve

 

§  Resolver problemas fora do ambiente de trabalho. Digamos que você tenha uma grande urgência (Exemplo: acabaram seus créditos no celular e você precisa ligar pra escola do seu filho avisando que atrasará, ou alguma instrução sobre a dosagem de medicação, pois ele está doente).

§  Deixe claro sua intenção, dê exemplo aos seus subordinados, ou se tiver que pedir autorização, ou reembolsar no final do mês, o faça. O problema é o exagero.

 

Lanches ou Refeições


Evite

 

§  Comer em frente ao computador, mesmo que seja aquele lanchinho “inocente”. Além de sujar, esse hábito é feio demais: boca cheia e farelos de comida – Jamais!

§  Alguns tipos de comidas deixam odores fortes no ambiente, e não adianta querer disfarçar e colocar aqueles desodorizadores de ar (pior ainda se o ambiente tiver ar condicionado, ele irá segurar o mau odor no ambiente).

 

Pode e Deve

 

§  Se tiver copa ou refeitório, vale a pena fazer um pequeno esforço e ir até lá.

Fofocas / Conversas

 

Evite

 

§  Nada de comentar vida pessoal sua e nem de ninguém. Além de tirar o foco do trabalho, esse tipo de atitude acaba por minar as relações, deixar uma péssima imagem e fama sua, além de um péssimo clima organizacional.

 

Pode e Deve

 

§  Deixe para conversar trivialidade (não fofocas sobre colegas de trabalho) na hora do almoço, ou no final do expediente.

§  Tenha bom senso para saber se as pessoas estão interessadas em compartilhar determinados assuntos, a fim de que não venha se tornar inconveniente.

 

Redes Socias / Celulares

 

Evite

 

§  Hoje, a maioria já tem acesso fácil a internet. Quando mal utilizada, elas são capazes de minar a produtividade e tirar o foco do trabalho.

§  Assuntos de trabalho são prioridades, nunca deixe clientes, colegas de trabalho ou o seu chefe esperando.

§  Cuidado com os toques altos, ninguém tem obrigação de ficar ouvindo toques musicais, com os hits do momento.

 

Pode e Deve

 

§  Mantenha seu celular ou para vibrar (alguns são piores que o toque em si) ou no modo silencioso. Atender uma vez ou outra não tem problema nenhum.

 

Horário de Trabalho

 

Evite

 

§  Atrasos. Sabemos que o trânsito nas grandes está ficando insustentável. Todos os dias engarrafamentos, ou acidentes que causam congestionamentos intermináveis. Ciente dessa realidade, seja prudente e antecipe-se aos fatos. Saia mais cedo de casa.

 

Pode e Deve

 

§  Cada organização tem seus critérios quanto à pontualidade, para algumas importa mesmo é que você cumpra a carga horária estabelecida.

§  No geral, é possível negociar horários alternativos em função de eventualidades e, desde que a mudança seja comunicada com antecedência e submetida à aprovação de um superior, está liberada.
 
 
 
Foto

 

 



 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário