Comunicação
Evite
§ Gírias.
Elas não são apropriadas.
§ Escrever
e-mails em CAIXA ALTA (você dará a entender que está gritando).
§ Nada
de utilizar emails corporativos para uso pessoal, assim evitará mensagens
indesejadas na sua caixa profissional.
§ Correntes,
simpatias, piadas ficam proibidas de ser repassadas para endereços
profissionais, a menos que a pessoa peça.
§ Deixar
de responder correspondências é falta de educação. O retorno deve ser dado em,
no máximo, 48 horas.
Pode
e Deve
§ Tenha
sempre um dicionário e um manual de língua portuguesa. O que você escreve e
como escreve é muito importante.
§ Abra
uma conta de email pessoal e outra para assuntos da empresa.
Vestimenta
Evite
§ Se
for para uma entrevista de emprego, a primeira impressão é a que fica, já diz o
ditado, nada de roupas justas, decotadas, minissaias, vestidos curtos, transparências
(a não ser que tenha forro, utilize o bom gosto a seu favor).
§ Cuidados
com maquiagens carregadas demais. Use uma base para esconder as manchas, um
batom que destaque suavemente a cor de seus lábios, um blush apenas para dar ar
natural e saudável às bochechas, um rímel e um lápis e uma sombra suave.
§ Para
os homens, roupas sociais (nada de jeans!), ou camisetas. Tudo dependerá do local,
mas não se esqueça do bom senso.
Pode
e Deve
§ “Você
nunca terá uma segunda chance de causar uma primeira boa impressão”. Grandes
companhias são mais rigorosas, se você também visita clientes com frequência, capriche
no visual.
§ Perfumes
podem ser usados, mas cuidado com os fortes demais.
Seu
Trabalho Não é Sua Casa
Evite
§ Utilizar
impressora, telefone, fax, copiadora – para seu uso pessoal.
Pode
e Deve
§ Resolver
problemas fora do ambiente de trabalho. Digamos que você tenha uma grande
urgência (Exemplo: acabaram seus créditos no celular e você precisa ligar pra
escola do seu filho avisando que atrasará, ou alguma instrução sobre a dosagem
de medicação, pois ele está doente).
§ Deixe
claro sua intenção, dê exemplo aos seus subordinados, ou se tiver que pedir
autorização, ou reembolsar no final do mês, o faça. O problema é o exagero.
Lanches ou Refeições
Evite
§ Comer
em frente ao computador, mesmo que seja aquele lanchinho “inocente”. Além de
sujar, esse hábito é feio demais: boca cheia e farelos de comida – Jamais!
§ Alguns
tipos de comidas deixam odores fortes no ambiente, e não adianta querer
disfarçar e colocar aqueles desodorizadores de ar (pior ainda se o ambiente
tiver ar condicionado, ele irá segurar o mau odor no ambiente).
Pode
e Deve
§ Se
tiver copa ou refeitório, vale a pena fazer um pequeno esforço e ir até lá.
Fofocas / Conversas
Evite
§ Nada
de comentar vida pessoal sua e nem de ninguém. Além de tirar o foco do
trabalho, esse tipo de atitude acaba por minar as relações, deixar uma péssima
imagem e fama sua, além de um péssimo clima organizacional.
Pode
e Deve
§ Deixe
para conversar trivialidade (não fofocas sobre colegas de trabalho) na hora do
almoço, ou no final do expediente.
§ Tenha
bom senso para saber se as pessoas estão interessadas em compartilhar
determinados assuntos, a fim de que não venha se tornar inconveniente.
Redes Socias / Celulares
Evite
§ Hoje, a maioria já tem acesso fácil a internet. Quando
mal utilizada, elas são capazes de minar a produtividade e tirar o foco do
trabalho.
§ Assuntos de trabalho são prioridades, nunca deixe
clientes, colegas de trabalho ou o seu chefe esperando.
§ Cuidado com os toques altos, ninguém tem obrigação
de ficar ouvindo toques musicais, com os hits do momento.
Pode e Deve
§ Mantenha seu celular ou para vibrar (alguns são
piores que o toque em si) ou no modo silencioso. Atender uma vez ou outra não
tem problema nenhum.
Horário de Trabalho
Evite
§ Atrasos. Sabemos que o trânsito nas grandes está
ficando insustentável. Todos os dias engarrafamentos, ou acidentes que causam
congestionamentos intermináveis. Ciente dessa realidade, seja prudente e
antecipe-se aos fatos. Saia mais cedo de casa.
Pode
e Deve
§ Cada
organização tem seus critérios quanto à pontualidade, para algumas importa
mesmo é que você cumpra a carga horária estabelecida.
§ No
geral, é possível negociar horários alternativos em função de eventualidades e,
desde que a mudança seja comunicada com antecedência e submetida à aprovação de
um superior, está liberada.
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