sábado, 10 de agosto de 2013

O Preço do Preconceito






Lembro que um dos primeiros artigos que escrevi, quando criei o blog foi sobre “varejo - dicas para um atendimento de excelência” (foi no mês de junho, confiram lá), quando na oportunidade mencionei o fato de os vendedores subestimarem o potencial de compra de seus clientes.

O caso da Oprah Winfrey, que já foi listada pela revista Forbes como uma das pessoas mais ricas e influentes do mundo ( fortuna avaliada em 5,7 bilhões de reais ), me fez sentir pena da vendedora: Não por ser um ser humano pequeno, carregado de ódio e um falso sentimento de superioridade, mas pelo simples fato de ter deixado de ganhar uma bela de uma comissão!

Tudo aconteceu na Suiça. Era pra ter sido uma venda de uma bolsa de 28 mil euros, mas a infeliz frase da vendedora: “a senhora não pode pagar por esta bolsa” é apenas mais um, dos diversos exemplos que temos, de que o varejo carece de bons profissionais, de pessoas que gostem de lidar com pessoas, a não ser que ela – a vendedora - tenha escolhido o emprego por falta de opção e que não goste de lidar com o público, ainda assim poderia ter incorporado uma “atriz” e vendido a bolsa; afinal, todo vendedor é também um ator!

Mas, até isso foi demais para essa pobre vendedora...o preconceito venceu, o seu preço: 86 mil reais.

 

Agnes Luna